Sempre em busca de conforto para nosso paciente, oferecemos a sedação inalatória com óxido nitroso, que tem como objetivo aliviar medos, ansiedades, tensões, fobias e a própria dor, tornando o paciente mais relaxado e o tratamento mais fácil de ser realizado. Indicado para aqueles pacientes que querem ajudar mas apresentam muita dificuldade.

A analgesia inalatória com óxido nitroso/oxigênio ou sedação consciente é uma técnica cujo objetivo é aliviar esses medos, ansiedades, tensões e fobias além de controlar a dor – transformando a busca pela saúde bucal uma situação mais prazerosa para todos”

O óxido nitroso é um gás incolor, levemente adocicado. É um agente analgésico/ ansiolítico, amplamente utilizado na área médica por mais de 160 anos e já ficou provado que é um método seguro e eficaz.

A analgesia relativa tem o poder de eliminar ou diminuir o medo dos procedimentos odontológicos, provocando na criança, no adolescente ou adulto uma sensação de bem estar e felicidade e também uma leve noção da perda do tempo, produzindo uma resposta psicológica positiva, tornando o tratamento mais fácil de ser realizado. A analgesia relativa não elimina a necessidade do uso da anestesia local, porém torna a sua utilização muito fácil, pois o paciente percebe menos a introdução da agulha.

De todas as formas de sedação, esta é talvez a mais segura, pois além de não causar dependência, é de ação e reversibilidade muito rápidas, não deixando qualquer efeito residual. Não causa alergia e o paciente permanece o tempo todo consciente, ou seja, acordado, podendo responder a qualquer tipo de pergunta ou comando.

É importante lembrar que nem todas as crianças são iguais e que em alguns casos a analgesia relativa ou sedação consciente com oxido nitroso pode não ser eficaz, especialmente em crianças extremamente ansiosas, imaturas ou com dificuldade de comunicação (exemplos: bebês, alguns portadores de necessidades especiais, crianças com problemas importantes de comportamento) ou com algum tipo de congestão nasal, que impediria o uso da máscara, além de não querer usá-la. Assim, não deve ser aplicada indiscriminadamente em todos os pacientes.

O manejo da dor e da ansiedade do paciente antes de realizar um procedimento odontológico proporciona um ambiente ótimo que beneficia ambos, paciente e profissional. O paciente se sente mais relaxado e confortável, consequentemente o profissional pode oferecer um atendimento melhor, com menos stress. O objetivo principal é aumentar o conforto através do relaxamento.