“A odontologia atual é baseada no diagnóstico individual do risco e da atividade de cárie. As consultas para manutenção preventiva têm como objetivo cuidar da saúde do paciente”.

Devem, portanto, interceptar o mais cedo possível, o surgimento da doença cárie e de outras alterações dentárias não cariosas, das doenças gengivais e periodontais, das alterações na oclusão, face, na mucosa e nos tecidos ósseos e também, das articulações temporomandibulares. O monitoramento profissional deve ser permanente.

Nossa alegria está em ver nossos pacientes crescerem felizes, com boa saúde bucal e qualidade de vida, gostando de visitar o dentista, tendo adesão dos pais e cuidadores aos planos de cuidados e metas a serem alcançadas e às periodicidades das consultas. Acreditamos que as ações educativas sistemáticas direcionadas às famílias tem grande impacto na saúde durante toda a vida da criança.

A doença cárie está presente muito antes do aparecimento das cavidades. Nossa atuação não é baseada apenas na intervenção de lesões cariosas, mas na avaliação de fatores de risco e de proteção antes mesmo da doença aparecer. Durante a consulta preventiva, usamos estratégias atuais de combate que permitem reverter mais rapidamente a condição de saúde bucal. E não é só a cárie que estamos prevenindo…durante a consulta preventiva, avaliamos a criança como um todo em busca de seu bem-estar e desenvolvimento saudável.    (acrescentar)

Recente publicação (2019) apresenta a importância da regularidade das consultas preventivas para os melhores cuidados caseiros e resultados de saúde. Crianças que ficam mais de 1 ano sem ir ao dentista tem 18, 5 vezes mais chance de apresentar algum problema, que aquelas que fazem intervalos com menos de 8 meses. Não deixe para buscar o dentista apenas quando problemas aparecem, pode ser tarde demais e a consequência é para toda a vida.

O intervalo entre as consultas preventivas é definido de forma individual, de acordo com o risco atual, variando entre 2 a 4 vezes ao ano. As consultas preventivas são programadas com objetivo de barrar algum possível processo inicial, antes de sua evolução irreversível. Para simplificar a vinda para as consultas preventivas, oferecemos o aplicativo Q21.