O clareamento dental é um dos procedimentos de saúde bucal cada vez mais procurados, afinal, quem não quer ficar com os dentes com uma aparência limpa e branquinha? Apesar de ser um procedimento simples, ele exige uma série de cuidados para que não surjam problemas, como acompanhamento profissional – mesmo na sua versão caseira.

O que é clareamento dental?

“É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores, ou promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos”

Como clarear os dentes?

Antes de tudo é necessário realizar uma avaliação para observar se existem contraindicações.

Há duas formas: “A primeira é a caseira, em que o paciente aplica o produto em casa com uma moldeira sob orientação do dentista, que dura em média 2 a 4 semanas. Também há o clareamento dental no consultório, que consiste na colocação de uma substância nos dentes do paciente e na aplicação de luz para acelerar o processo e o paciente já consegue dentes mais claros na mesma sessão”. Ambos os métodos de clareamento dental são eficazes, mas a escolha varia de paciente para paciente. Para obter melhores resultados é preferível que o paciente use os dois conjuntamente: caseiro e profissional.

Cada pessoa possui um tom específico de dente, o qual é determinado pela espessura do esmalte que cobre a dentina, que é amarela e assim, cada um chega à um resultado específico, com tempos diferentes.