“O objetivo básico da terapia pulpar ou tratamento de canal é manter a integridade dos dentes e de seus tecidos de suporte. É desejável manter a vitalidade pulpar de um dente afetado por lesão de cárie, lesão traumática ou outras injúrias.”

O dente, tanto de leite quanto permanente, é composto por duas partes: coroa e raiz. No centro do dente e dentro da raiz temos a polpa, composta por vasos sanguíneos, artérias e nervos, que se comunicam com o corpo da pessoa.

Se a lesão de cárie ou o traumatismo dentário alcançar o interior do dente (vasos sanguíneos e nervos) haverá um comprometimento da parte vital do dente, que é a polpa dentária, levando à necessidade do tratamento endodôntico (tratamento de canal). Poderá ocorrer também a formação de uma fístula (bolinha de pus) ou abscesso. Complicações podem ocorrer, como a perda precoce do dente e o comprometimento do sucessor permanente.

Em casos mais graves, quando a infecção não é controlada, pode haver comprometimento da saúde geral, podendo ser necessário o uso de antibiótico.

O tratamento de canal de dentes de leite é diferente do tratamento de canal dos dentes permanentes, tanto na técnica como no material utilizado. Atualmente, tem-se preconizado a utilização de um motor específico para tratamento de canal, chamado “técnica rotatória”, que facilita, simplifica e agiliza o tratamento de canal. Pensando no maior conforto do nosso paciente, principalmente por diminuir muito o tempo de preparo do canal, já adquirimos este motor que é muito utilizado para tratamento de canal de dente permanente.