A adolescência é marcada por grandes mudanças biológicas e comportamentais, onde a responsabilidade dos cuidados é assumida por eles, causando maior dificuldade para os pais controlarem a saúde como faziam quando menores e é aí que muitos problemas aparecem, inclusive a cárie dentária. O uso de aparelhos ortodônticos também representam um risco maior. Muitos hábitos modificam. Por isso, o dentista precisa redobrar nos cuidados, sendo indicado não adiar as consultas preventivas.

As doenças bucais tendem a aumentar com a idade. O último levantamento epidemiológico nacional mostrou que aos 12 anos de idade, 43,5% das pessoas tinham boa saúde bucal, sem cárie dentária. Este índice baixou para 23,9% dos 19 aos 25 anos, caindo drasticamente para 0,9% nos adultos (35 a 44 anos) e 0,2% nos idosos (65 a 70 anos), o que indica a necessidade de maiores intervenções antes do aparecimento dos problemas que causam uma alteração permanente da microbiota bucal. 

A maior exigência estética também é comum nessa fase, sendo algumas vezes indicado clareamento dentário. Na clínica oferecemos tanto o clareamento realizado no próprio consultório com resultados mais rápidos, como o clareamento caseiro, com ênfase na valorização pessoal.